Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

SANTO-ANTONIO.jpg 

A igreja católica celebra hoje, 13 de junho, a festa de Santo António de Lisboa em Portugal, de Pádua em Itália ou das Pombas em Paul, na ilha de Santo Antão. 

 

Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo é o seu nome de batismo. Nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e, morreu em Pádua, Itália, aos 36 anos, no dia 13 de junho de 1231. 

 

Santo António foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, mais tarde tornou-se franciscano e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. 

 

Devido à sua enorme popularidade, a festa é comemorada em quase todo o Mundo. Em Cabo Verde, a festa de Santo António é celebrada em várias ilhas do país, com maior intensidade no Concelho do Paul ilha de Santo Antão.

 

A imagem de Santo António

 

Na imagem aparece sempre um livro, o menino Jesus, uma cruz, um lírio e outras vezes um coração com fogo.

O livro, faz alusão à sua vasta sabedoria enquanto que os gestos explicativos na mão fazem referência ao pregador que foi Santo António. O lírio, representa pureza e castidade, enquanto que a cruz é símbolo da fidelidade a Cristo. Noutras imagens aparece com uma chama de fogo, símbolo da caridade, ou um coração para nos lembrar que, apesar de franciscano, ele é um discípulo de Santo Agostinho de Hipona.

O Menino Jesus, presente na imagem representa a expressão do seu amor por Deus Menino que uma tradição antiga diz lhe ter aparecido em Camposampiero pouco antes da sua morte.

 

Fonte: Franciscanos

English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

PUB