Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

É assim todos os dias de manhã ou a tarde, faça sol ou faça chuva, a praça no largo atrás da pró-catedral de Nossa Senhora da Luz, no Mindelo, enche-se de gente. Aqui se encontram pessoas de várias idades e classes sociais. Jogam cartas ou uril, põe conversas em dia ou até mesmo debatem assuntos de atualidade. Ali fala-se muito da política nacional, até porque o sítio é conhecido por parlamento.

 

20180411_175545.jpg

 

Na cidade há varias pontos onde se pode jogar, normalmente são praças construídas com a finalidade de proporcionar aos amantes destes jogos um local de encontro, de diversão e lazer.

 

20180411_175626.jpg

 

Fernando Roque, o senhor de casaco verde e branco, na fotografia, “Roque” entre os amigos é um dos frequentadores do parlamento e quase todos os dias, depois de um dia de trabalho vai ao parlamento se divertir com os amigos.

 

Enquanto jogava conversava com o Noviactual “Frequento aqui há muito tempo…. É o meu divertimento. Depois de sair à procura de algo para ganhar algum dinheiro, venho aqui jogar para passar tempo”. É divertido, disse Roque, sempre atento no seu jogo de cartas.

 

De todos os locais onde se joga cartas e uril “parlamento” é o preferido de Roque. “Parlamento é o melhor local para se jogar, aqui jogamos, divertimos e conversamos um pouco de tudo, por isso se chama parlamento”.  

 

Mais a baixo, na Rua da Praia, na praça ao lado da Réplica da Torre de Belém, há outro local de jogo.

 

20180413_162646.jpg

 

Aqui encontramos algumas mulheres. Numa das mesas de jogo havia uma senhora “brava” no seu jogo mas não quis ser fotografada.

 

20180413_162825.jpg

 

Outro ponte desses jogos tradicionais é a praça na Rua 12 de Setembro próximo do clube desportivo Amarante.

 

Muitos são aqueles que encontram nos jogos de cartas ou de uril uma forma de passar o tempo livre, quer na cidade quer nas zonas periféricas.

English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

PUB