Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

image.jpg

 

O Prémio Nobel da Literatura 2018 e 2019 foi atribuído à escritora polaca Olga Tokarczuk e ao escritor austríaco Peter Handke, respetivamente.

 

Depois de o prémio ter sido suspenso devido a um escândalo que abalou a reputação da instituição e levou a várias demissões, esta quinta-feira, 10 de outubro, a academia Sueca anunciou os vencedores do Nobel da Literatura de 2018 e de 2019.  

 

Olga-Tokarczuk_-adrianna-768x512.jpg

 

Olga Tokarczuk, de 57 anos, escritora, romancista, psicóloga e poetisa polaca venceu o Nobel 2018.

 

Nasceu na cidade polaca de Sulechów, em 1962. Estreou-se enquanto escritora de ficção em 1993, com "Podróz ludzi Księgi" ("The Journey of the Book-People"), mas tornou-se reconhecida com a publicação, em 1996, de "Prawiek i inne czasy" ("Primeval and Other Times"). 

 

Mas, para o comité que atribui o Nobel, o expoente máximo da obra de Tokarczuk, até ao momento, é "Księgi Jakubowe" ("The Books of Jacob") - no qual a autora "mostra a suprema capacidade de representar um caso quase fora do entendimento humano".

 

Em 2018, venceu o Prémio Internacional Man Booker pelo romance "Bieguni" ("Flights" - ou "Viagens", na versão portuguesa, editada pela Cavalo de Ferro).

 

EGgykNcWwAEm8qs.jpg

 

O escolhido de 2019 foi o romancista, dramaturgo, poeta, realizador, o escritor austríaco Peter Handke.

 

Nascido em 1942 em Griffen, na Áustria, Peter Handke é apresentado pela Academia Sueca como “um dos mais influentes escritores da Europa depois da Segunda Guerra Mundial“, não isento de polémica, por ter tido uma postura pró-Sérvia na guerra dos Balcãs, nos anos 1990.

 

Peter Handke, de 76 anos, estreou-se no mundo da literatura em 1966, com "Die Hornissen" ("The Hornets"). Foi o texto dramático "Publikumsbeschimpfung" ("Offending the Audience"), em 1969, que o catapultou na cena literária.

 

nobel-literatura.jpeg

 

Com TSF

Fotos/Reprodução Internet

English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários