Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

tic nas escolas.jpg

Foto: africa21online

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, constituem um instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, facilita na aprendizagem, estimula o interesse do aluno e proporciona aos mesmos uma nova forma de aprendizagem.

O uso das novas tecnologias foi tema de um painel, esta quarta-feira, durante um Fórum de educação que decorre no Mindelo.

Docentes reúnem-se para refletir sobre a prática pedagógica em torno de vários painéis.

 

Para a professora, Elisa Ferreira Silva que apresentou o tema o uso das novas tecnologias na educação, é urgente capacitar o professor para poder incluir as TIC na sua prática de docente.

 

“É urgente porque vivemos numa sociedade de informação e comunicação, a chamada sociedade digital, e não pode haver uma separação entre a escola e a sociedade”. Os professores têm a obrigação de saberem usar as TIC na escola porque, hoje em dia, além da competência pedagógico cientifica também é exigido ao professor competência tecnológica. E, se hoje em dia, se defendem que os estudantes devem pensar por si mesmos, terem pensamento crítico, então cabe ao professor estimular esse pensamento crítico e as TIC são parceiras, facilitam o desenvolvimento dessa competência em termos de pensamento crítico”.

 

Em termos de inclusão digital a escola e os alunos estão em ritmos diferentes.

 

“Infelizmente parece que há uma separação entre a escola e a sociedade. Sabemos que os jovens passam a vida a utilizar as TIC principalmente nas redes sociais, eles já estão habituados, mas na escola praticamente não se utiliza as TIC. Na sala, o professor apenas utiliza o projetor para ajuda-lo na sua tarefa, mas só que ele deveria utilizar as ferramentas cognitivas para fazer com que o aluno se motive e para que ele também utilize as TIC no seu processo de aprendizagem”.

 

"Atualmente com as novas tecnologias, os alunos dão mais importância ao superficial do que aquilo que de facto interessa", Elisa Ferreira Silva

 

O problema, segundo Elisa ferreira Silva, está no sistema de ensino, no professor e na sociedade que no seu entender, antigamente e durante os 28 anos de professorado, os alunos eram mais responsáveis, "preocupavam-se com a sua aprendizagem, atualmente com as novas tecnologias, os alunos dão mais importância ao superficial do que aquilo que de facto interessa, por isso, a família, a escola e a sociedade devem dar as mãos para tentarem ultrapassar esse aspeto"

English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários