Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noviactual

MENU

unnamed.jpg

A Primeira Elite Colonial Atlântica, dos “Homens Honrados Brancos” de Santiago à “Nobreza da Terra” é o mais recente livro da historiadora Iva Cabral.

 

Após o lançamento na Praia, agora é a vez de Santa Catarina. O livro fala sobre a formação e desenvolvimento da elite da ilha de Santiago que desde o século XV até ao século XVII evoluiu num processo em que se evidencia uma vincada mudança social.

 

Segundo a sinopse do livro “durante o primeiro século da história do arquipélago, os «homens brancos honrados» de Santiago ocuparam os lugares de topo da sociedade da ilha. Estes homens, brancos, muitas vezes nobres, armadores, comerciantes e funcionários da administração central, formaram a primeira elite do arquipélago que estruturou a sociedade cabo-verdiana. Os filhos ilegítimos mulatos dos «homens brancos honrados» viriam depois a ocupar os lugares cimeiros na economia e no poder local.”

 

O Livro será apresentado pelo Historiador António Correia e Silva, no dia 12 de setembro, sábado, pelas 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago.

Inserir comentário

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários