Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

plastico_iceberg.jpg

Foto: Jorge Gamboa 

 

A poluição plástica constitui um dos grandes problemas da humanidade e é considerada uma das principais causas atuais de danos ao ambiente e à saúde.

 

Na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

 

A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém microplásticos.

 

Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

 

Números preocupantes, daí o lema "Acabe com a poluição plástica”

 

Em Cabo Verde, o plástico representa 30 por cento do volume dos resíduos conforme garantiu à inforpress Alexandre Rodrigues, Diretor Nacional do Ambiente “o plástico representa nas nossas lixeiras quase 30% do volume dos resíduos” no entanto a legislação é precária foca apenas nas “bolsas de plásticos para transporte das compras” deixando para traz as garrafas de plástico que é outro problema de Cabo Verde.

A fiscalização ainda é problemática, considera o Diretor Nacional do Ambiente assegurando que, de momento, a prioridade é informar.

 

O dirigente nomeou ainda seis grandes temas, que considera, desafiadores: a exploração excessiva dos recursos naturais, a destruição de habitats terrestres e marinhos, a introdução de espécies exóticas, a deficiência na gestão organizacional e aplicabilidade da legislação, a deficiência na gestão da água e a deficiência na gestão dos resíduos sólidos.

 

O Dia Mundial do Ambiente instituído na década de 70 tem como finalidade promover a consciencialização pública sobre questões ambientais.

 

Com: inforpress, nacoesunidas

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários