Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noviactual

MENU

transferir (7).jpg

 

Assinala-se hoje, 13 de janeiro, o Dia da Liberdade e da Democracia. 29 anos das primeiras eleições livres e democráticas no país.

 

O antigo primeiro-ministro eleito democraticamente, em 1991, é um dos nomes maiores da Democracia cabo-verdiana. Carlos Veiga foi um dos fundadores do Movimento para a Democracia e eleito primeiro-ministro de Cabo Verde por dois mandatos.  

 

Nascido em 21 de outubro de 1949, no Mindelo, ilha de São Vicente, Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa.

 

Após a licenciatura, foi trabalhar para Angola como Conservador no Registo Civil da cidade do Bié, no Huambo.

 

Regressou a Cabo Verde em 1975 para exercer o cargo de Diretor-geral da Administração Interna. Foi nomeado Procurador-geral da República, função que exerceu até 1980.

 

Em 1985 Carlos Veiga foi eleito Deputado para Assembleia Nacional Popular de Cabo Verde, onde integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais e Legais. Mais tarde tornou-se numa voz de contestação contra o sistema de partido único liderado pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV).

 

Foi um dos fundadores, em 1990, do partido político Movimento para a Democracia (MpD), para o qual foi eleito líder na primeira convenção em outubro desse mesmo ano.

 

A 13 de janeiro de 1991, nas primeiras eleições democráticas realizadas em Cabo Verde, o MpD elegeu 56 dos 79 deputados com lugar no Parlamento. Carlos Veiga foi assim escolhido para primeiro-ministro e formou o primeiro governo democraticamente eleito em Cabo Verde.

 

Mas a Democracia cabo-verdiana deve-se também ao PAICV que a 19 de fevereiro de 1990 anunciou ao país a abertura política ao processo democrático e ao regime multipartidário, depois de 15 de partido único. A declaração desencadeou numa alteração política negociada entre o governo de então e a oposição nascente.

 

Inserir comentário

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários