Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

transferir (7).jpg

 

Assinala-se hoje, 13 de janeiro, o Dia da Liberdade e da Democracia. 29 anos das primeiras eleições livres e democráticas no país.

 

O antigo primeiro-ministro eleito democraticamente, em 1991, é um dos nomes maiores da Democracia cabo-verdiana. Carlos Veiga foi um dos fundadores do Movimento para a Democracia e eleito primeiro-ministro de Cabo Verde por dois mandatos.  

 

Nascido em 21 de outubro de 1949, no Mindelo, ilha de São Vicente, Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa.

 

Após a licenciatura, foi trabalhar para Angola como Conservador no Registo Civil da cidade do Bié, no Huambo.

 

Regressou a Cabo Verde em 1975 para exercer o cargo de Diretor-geral da Administração Interna. Foi nomeado Procurador-geral da República, função que exerceu até 1980.

 

Em 1985 Carlos Veiga foi eleito Deputado para Assembleia Nacional Popular de Cabo Verde, onde integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais e Legais. Mais tarde tornou-se numa voz de contestação contra o sistema de partido único liderado pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV).

 

Foi um dos fundadores, em 1990, do partido político Movimento para a Democracia (MpD), para o qual foi eleito líder na primeira convenção em outubro desse mesmo ano.

 

A 13 de janeiro de 1991, nas primeiras eleições democráticas realizadas em Cabo Verde, o MpD elegeu 56 dos 79 deputados com lugar no Parlamento. Carlos Veiga foi assim escolhido para primeiro-ministro e formou o primeiro governo democraticamente eleito em Cabo Verde.

 

Mas a Democracia cabo-verdiana deve-se também ao PAICV que a 19 de fevereiro de 1990 anunciou ao país a abertura política ao processo democrático e ao regime multipartidário, depois de 15 de partido único. A declaração desencadeou numa alteração política negociada entre o governo de então e a oposição nascente.

 

naom_571fe2a2a45f1.jpg

 

Artista portuguesa Carolina Deslandes utilizou as redes sociais para demonstrar a sua indignação sobre o caso da morte do jovem cabo-verdiano Geovani e pelas declarações proferidas num canal de TV por uma advogada portuguesa que chamou os cabo-verdianos de "gentalha".

 

Na conta oficial do Instagram, Deslandes publicou um vídeo com a legenda:" justiça para Geovani. E se fosse o teu filho?“. O vídeo da música foi partilhado por milhares de seguidores.

 

IMG_20200111_205554_114.jpg

 

O jovem de 21 anos, natural da ilha do Fogo, morreu na sequência de múltiplas agressões, por parte de um grupo de 15 indivíduos, no passado dia 31 de dezembro.

 

Vale referir que este sábado, 11 de janeiro, foi o dia escolhido para manifestações em várias cidades da Europa e de Cabo Verde em homenagem ao jovem cabo-verdiano. No Mindelo, Sokols exigiu esclarecimentos urgentes sobre o caso.

luís-rodrigues.jpg

 

Sokols realiza marcha silenciosa sábado, 11 de janeiro, no Mindelo para manifestar indignação sobre o caso da morte do jovem cabo-verdiano em Portugal. O Movimento cívico pede justiça e cabal esclarecimento do caso.

 

Giovani Rodrigues que se deslocou a Portugal recentemente para estudar no Instituto Politécnico de Bragança foi vitima de espancamento brutal de um grupo de portugueses. Com ferimentos graves foi conduzido a um hospital no Porto, onde esteve internado. Não resistiu tendo falecido dias depois. Luís Giovani Rodrigues tinha 21 anos e era natural da ilha do Fogo. 

 

A concentração para a manifestação acontece este sábado na Praça Dom Luís pelas 14 horas, e vai percorrer as principais artérias da cidade do Mindelo.

 

Estupidez sem limite que causa sofrimento sem fim

Feliz 2020!

Carmo 4 Jan 20

Previsions-2020.jpg

 

 

Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade. By Miguel Torga, poeta e escritor português.

 

Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. By Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista brasileiro.

 

Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... Conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela. By Fernando Pesdoa, poeta, filósofo, dramaturgo e ensaísta português.

Feliz e Santo Natal

Carmo 25 Dez 19

PicsArt_12-25-11.01.17.png

 

É Natal sempre que deixares Deus amar os outros através de ti... sim, é Natal sempre que sorrires ao teu irmão e lhe ofereceres a tua mão. By Madre Teresa de Calcutá.

 

PicsArt_12-25-11.21.14.png

 

Neste dia de alegria, todos somos chamados a contemplar o Menino Jesus, que devolve a esperança a todo o ser humano sobre a face da terra. Com a sua graça, demos voz e demos corpo a esta esperança, testemunhando a solidariedade e a Paz. By Papa Francisco.

English French German Italian Dutch

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários