Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

Retrospetiva 2014

Carmo 30 Dez 14

O ano de 2014 está a chegar ao fim e nesta edição, o Noviactual recorda os principais acontecimentos que marcaram o país e o Mundo. A ébola foi o facto mais noticiado em 2014. Em Cabo Verde, no ano em que a seca deixou marcas, a atividade eruptiva do vulcão do Fogo e as eleições internas do PAICV foram os acontecimentos que mereceram mais destaques.

 

 

A ébola continua a aterrorizar o mundo. Libéria, Serra Leoa e Nigéria foram os países mais afetados. Casos do ébola foram também registados nos Estados Unidos, Noruega, Holanda, Reino Unido, Espanha, Alemanha, frança, Itália e Suíça. O vírus afetou mais de 17 mil pessoas, dos quais mais de 6 mil morreram. Como medida de precaução, o Governo cabo-verdiano interditou a entrada de cidadãos estrangeiros não residentes provenientes de países com intensa transmissão do vírus do ébola.

 

Vulcão do Fogo entra em erupção, 19 anos depois da última atividade eruptiva em 1995, e provocou uma catástrofe. As lavas destruíram quase tudo o que havia em Chã das caldeiras e centenas de pessoas ficaram desalojadas. O governo criou gabinete de crise e apelou ajuda internacional. Uma onda de solidariedade a favor das gentes de Chã decorre no país e na diáspora. Como medida para resolver a situação, o governo aumento o IVA em 0.5%, media a vigorar apenas em 2015.

 

O ano de 2014 fica também marcado pela realização das eleições internas do PAICV. Janira Hopffer Almada é a nova presidente do partido. Na corrida estiveram também Felisberto Vieira e Cristina Fontes Lima. O primeiro-ministro, considera que as eleições dividiram o partido ao meio. O certo é que, segundo a imprensa, alguns ministros puseram seus cargos à disposição.

 

A reserva natural de Santa Luzia deixa de ser “integral” e passa a ser “parcial”. Com a nova classificação o governo pretende que a ilha de Santa Luzia, que era usada apenas para investigação científica, passe a ser utilizada para visitas de estudo, pesca e turismo ambiental. 

 

O Festival internacional de música Baía das gatas 2014 homenageou a morna - Património Histórico e Cultural Nacional e candidata a património imaterial da Humanidade - no ano em que completou 30 anos de existência. 

 

O Mindelact, Festival internacional de teatro do Mindelo celebrou em 2014 a edição 20 com uma programação especial que homenageou todas as companhias, grupos e artistas que já pisaram o palco do Festival.

 

2014 foi um grande ano para o desporto nacional. Cabo Verde ganhou o seu primeiro Estádio Nacional. Uma infra estrutura com capacidade para 15 mil espetadores. O jogo inaugural aconteceu entre as seleções femininas de Barlavento e Sotavento.

 

A seleção nacional de futebol fica na história. Cabo Verde foi o primeiro país apurado para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015.

 

Putin ratifica anexação da Crimeia à Rússia. O presidente russo aprovou a anexação da Crimeia à Rússia, apesar da condenação internacional. 

 

Em junho, Brasil recebeu a Copa do Mundo 2014, e perdeu em casa. Alemanha torna-se campeã do mundo pela quarta vez. O final foi disputado entre Argentina e Alemanha. Holanda ficou na 3ª posição e Brasil em quarto lugar.

 

EUA e Cuba reatam relações diplomáticas cortadas há mais de meio século. O presidente norte-americano afirma que o embargo é uma política ultrapassada e que não trouxe resultados. Barack Obama e Raul castro trocam prisioneiros.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...