Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU
No dia Mundial dos oceanos que hoje se assinala, a Biosfera I lança petição no Facebook, com o propósito de preservar os ecossistemas marinhos e pressionar o governo para a necessidade urgente de revisão do acordo de pesca com a União Europeia. 

 

Numa conversa com o Noviactual, José (Zé) Melo, presidente da Biosfera I fala da petição e das suas preocupações relativamente à captura desenfreada nos mares de Cabo Verde.  A petição pública é lançada hoje na Internet. 


- Zé Melo fala da petição lançada no Facebook.


A petição é para saber se os cabo-verdianos estão de facto preocupados com os nossos ecossistemas e principalmente com os nossos mares -base da alimentação da população cabo-verdiana. A petição pede o apoio de todos os cabo-verdianos na luta para a revisão urgente do acordo de pesca com a União Europeia. Há muitas lacunas no acordo de pescas que devem ser clarificadas, sobretudo no que refere à pesca do Tubarão.

 

 

 

- Zé Melo mostra-se preocupado com a captura desenfreada dos Tubarões nos mares de Cabo Verde: - “os tubarões têm um papel fundamental para todo o ecossistema marinho, todos nós sabemos e as nossas instituições têm conhecimento disso, mas infelizmente preferem tapar o sol com a peneira permitindo que pessoas não qualificadas nesta matéria dêem entrevistas enganosas, mostrando que as coisas estão bem, quando na verdade não estão. No ano passado foram pescados 12 mil toneladas de tubarões nos mares de Cabo verde e as entidades ligadas directamente a pesca continuam serenas, desvalorinzando a situação."

 

- A Biosfera defende a revisão urgente do acordo de pesca com o parecer de todos os parceiros ligados ao ambiente e a pesca: -” por ser uma situação gravíssima e de extrema importância para todo o país, o ministério das pescas deve ouvir todos os actores ligados de forma directa ou indirecta a Pesca e ao Ambiente em Cabo Verde, antes de tomar qualquer decisão”.

 

A Biosfera I pretende conseguir o maior número possível de cabo-verdianos sensíveis a esta causa a fim de solicitar o apoio do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, junto do Governo para que seja revisto o acordo de pesca com a União Europeia evitando assim a pesca desenfreada de tubarões e de tartarugas nos nossos mares.


O Dia Mundial dos Oceanos foi instituído em 2008 pela Assembleia Geral da ONU com o objectivo de sensibilizar as populações para a necessidade de preservar os oceanos.

 

Clique aqui e assine a petição a favor dos nossos ecossistemas marinhos.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...