Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

A data comemorada hoje, 23 de Abril, é sem dúvida um dia de reflexão não só para os professores como também para a sociedade cabo-verdiana.

 

Numa entrevista ao Noviactaul, Daniel Alves, professor há 22 anos e Gestor da Escola do Pólo de Ribeira de Craquinha em São Vicente fala da profissão, das conquistas e das preocupações.

 

Ser professor é ser tolerante, aberto e sociável, características fundamentais, considera o professor Daniel Alves, para quem a profissão não é tarefa fácil, mas quando se lecciona por amor tudo se torna mais fácil.


- O Professor Daniel Alves fala da importância deste dia: - “o dia 23 de Abril é sem dúvida um dia muito importante para a classe docente cabo-verdiana, porque a base de uma sociedade está na educação e por conseguinte temos um papel fundamental no futuro do nosso país.

Ser professor não é tarefa fácil: “é uma tarefa extremamente difícil. Um professor que quer assumir a sua função em pleno deve estar devidamente actualizado para enfrentar os desafios do dia-a-dia. O grande propósito de um professor é educar e preparar os alunos para o futuro".

- Quais as principais características de um professor?


Um professor deve ser uma pessoa aberta, tolerante, e sociável estas três características são fundamentais, porque o professor não trabalha só com crianças trabalha também com encarregados de educação e com a comunidade educativa circundante. Portanto, se o professor não reunir estas características ele não consegue desempenhar de forma cabal a sua função.

 

A Situação do professor cabo-verdiano

 

Aspectos positivos: - “já conseguimos muitas conquistas mas ainda há muito por fazer. O professor tem um estatuto especial com relação aos funcionários da Administração Pública - podemos destacar a redução do tempo de reforma que é de 32 anos e a melhoria do salário embora precisa ser revisto.”

Aspectos negativos: - “o congelamento das progressões, promoções, atribuições de subsídios e a não redução da carga horária.

- A Implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) traz preocupações aos professores.

Daniel Alves: recentemente tivemos um encontro com o Secretário de Estado da Administração Pública a propósito da implementação do novo PCCS e ficamos muito preocupados porque muitas das conquistas vão sair do sistema. No encontro falou-se de cargo e carreira, mas a actual grelha salarial que é mais importante não foi apresentado. O Secretário afirmou que o estatuto especial vai ser adaptado a realidade do professor; vai ser suprimido o subsídio da não redução de carga horária; não vai haver progressões nem promoções, isso vai ser uma grande baixa para a classe docente cabo-verdiana. 


- Perspectivas para o futuro?

 

Apesar de algumas mudanças que vão se operando na nossa sociedade, penso que as perspectivas devem ser bastante animadores. Neste momento está em curso o processo de revisão curricular. Se o projecto for bem implementado mais tarde teremos uma boa educação, em Cabo Verde, que é a base do desenvolvimento de uma sociedade.

No dia do professor cabo-verdiano, o professor Daniel Alves deixa um recado à todos os colegas de profissão: - “tenham coragem e muita força para encarar os desafios futuros, que sejam pacientes e sociáveis, mas acima de tudo unidos”.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...