Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal, África do Sul, China, Estados Unidos e Cabo Verde são exemplos de países que já condenaram o golpe de estado na Guiné-Bissau.

 

Foto: sapo.cv

 

Os Guineenses residentes em Cabo Verde manifestaram-se esta quinta-feira na ilha de Santiago contra o golpe de estado na Guiné-Bissau e pediram o restabelecimento da ordem constitucional no País.

 

O governo de Cabo Verde condena veementemente a tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau e ‘exige’ que os militares devolvam o poder imediatamente às autoridades legitimadas e que sejam criadas as condições para realização em plena liberdade da segunda volta das eleições presidenciais.

 

A CPLP condena o golpe militar na Guiné-Bissau e, insta a cessação imediata de qualquer acção militar que ponha em causa o Estado de Direito e a legalidade democrática da Guiné-Bissau. Exige o respeito e a preservação da integridade física de todos os titulares de cargos públicos e demais cidadãos que se encontram sob custódia dos militares, assim como a sua libertação imediata e incondicional.

 

A CEDEAO - Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental condenou a tentativa de golpe de Estado levada a cabo na Guiné-Bissau e pede o restabelecimento imediato da ordem constitucional neste Estado-membro para permitir a conclusão do processo eleitoral.

 

A União Africana condena a tentativa de golpe de Estado perpetrada por militares na Guiné-Bissau e indicou que rejeitará uma mudança anticonstitucional de Governo. O presidente da Comissão indicou que a UA não aceitará nenhuma tomada anticonstitucional do poder e qualquer tentativa com vista a prejudicar o processo democrático na Guiné-Bissau.

 

O Conselho de Segurança da ONU "condenou firmemente" o golpe na Guiné-Bissau e pediu o regresso do poder civil, depois de os militares terem detido o primeiro-ministro, o Presidente e outros membros do Governo. 

 

A Casa Branca condenou veementemente o golpe militar. O porta-voz Jay Carney garantiu que "os Estados Unidos apelam para a restauração imediata do governo legítimo".

 

Os Bispos Católicos da Guiné-Bissau repudiaram "mais esta opção militar e todas as formas de violência escolhidas" para resolver problemas do país e pediram um "respeito sagrado" pelas leis "e pelas instituições democraticamente eleitas".

 

Ramos-Horta vai mediar o conflito

 

José Ramos-Horta aceita mediar a crise política na Guiné-Bissau, mas deixa claro que a condição 'sine qua non' é a libertação do primeiro-ministro e de todos os outros que estejam detidos. Ramos-Horta quer também garantias de que os detidos não estão a sofrer "quaisquer sevícias, quaisquer actos de violência física ou psicológica, porque não há a mais pequena razão para a sua detenção".

 

Guiné-Bissau reabre fronteiras

 

O Comando Militar que desencadeou o golpe militar da semana passada anuncia a reabertura das fronteiras aéreas, terrestres e marítimas. Num comunicado, os golpistas pedem a todos os que trabalham nestes sectores para que regressem aos seus postos de trabalho.

 

TACV volta a voar para Bissau


A TACV retoma esta sexta-feira os voos para a Guiné-Bissau, depois de receber, da delegação em Bissau, a confirmação que já estão reunidas as condições de segurança no país. 

 

Revoltosos já escolheram Presidente da Guiné-Bissau

 

Serifo Nhamadjo, vice-presidente do Parlamento até ao golpe de Estado será o futuro Presidente da República interino da Guiné-Bissau e Sori Djaló vai ser o presidente do Conselho Nacional de Transição.

 

Cabo Verde disponível para enviar tropas

 

Cabo Verde está disponível para participar, ‘a qualquer nível’, numa missão de paz na Guiné-Bissau sob os auspícios das Nações Unidas, afirma o ministro da Defesa cabo-verdiano.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...