Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

A Paz !!!

Carmo 3 Jan 11

 

O Dicionário da Língua Portuguesa, define o significado da palavra Paz, como o estado de um País que não está em guerra; tranquilidade pública, mas o Papa na sua mensagem para o dia Mundial da Paz, define-a como sendo um dom de Deus e, ao mesmo tempo, um projecto a realizar, nunca totalmente cumprido. 

De facto nunca se consegue obter a paz na sua plenitude, uma vez que há países que nunca tiveram a presença de guerra mas neles existem outras preocupações como as violências que os impedem de ter paz.

 

Mas creio que não é esta, a paz que o Papa fala na sua mensagem para o dia Mundial da Paz, assinalado no dia 1º de Janeiro.

Na mensagem sob o lema “Liberdade religiosa, caminho para a paz”, Bento XVI fala de uma outra paz. Segundo o Papa, uma sociedade reconciliada com Deus está mais perto da paz.

 

Bento XVI disse ainda que a paz não é simples ausência de guerra, nem mero fruto do predomínio militar ou económico, e menos ainda de astúcias enganadoras ou de hábeis manipulações, mas sim a paz é o resultado de um processo de purificação e elevação cultural, moral e espiritual de cada pessoa e povo, no qual a dignidade humana é plenamente respeitada.

 

O Papa convida aqueles que pretendem tornar-se obreiros da paz e sobretudo os jovens a prestarem ouvidos à própria voz interior, para encontrar em Deus a referência estável para a conquista de uma liberdade autêntica, a força inesgotável para orientar o mundo com um espírito novo, capaz de não repetir os erros do passado.

Bento XVI recorda o ano de 2010 marcado pela perseguição, pela discriminação, por terríveis actos de violência e de intolerância religiosa sobretudo no Iraque e desejou votos de serenidade e prosperidade, mas sobretudo votos de paz.

 

Em vez de esperarmos a paz, devemos fazer algo para alcança-la. A paz deve começar dentro de nós e como o Papa disse na reconciliação com Deus.

 

Fonte: Agência Ecclesia.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...