Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

A Nível Nacional
O Ano de 2010, inicia com a morte de dois homens da Musica cabo-verdiana.

 

Codé di Dona musico e compositor. Um dos grandes nomes da música cabo-verdiana morreu no dia 5 de Janeiro.

Dias depois, o cantor Vadú o autor de "Dixu Rubera" morre num acidente de viação, em S. Antão juntamente com o condutor do camião que embateu na rocha e caiu ao mar. Os corpos viriam a ser encontrados e dados a terra na ilha de S. Antão.

 

A Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, Isaura Gomes suspende mandato por motivos de saúde.

 

Autarca mindelense denuncia “assalto policial” à Câmara Municipal de São Vicente. A PJ invade a Câmara de S. Vicente para efeito das buscas e revistas aos gabinetes de alguns dos visados no aludido negócio de terrenos na ilha.

 

Selecção Nacional de Andebol vence no Mali. A selecção cabo-verdiana de Andebol sub-20 feminina vence o 1º lugar do Challenge Trophy.

Cabo Verde passa a ter mais 18 cidades. Todas as vilas do país passaram a ser cidades. Com as 6 cidades existentes Praia, Mindelo, São Filipe, Porto Novo, Assomada e Ribeira Grande de Santiago eleva-se para 24, o número de Cidades em Cabo Verde.

 

A Extracção de areia faz mais 3 mortos. O acidente aconteceu em S. Vicente.

Escritores cabo-verdianos recebem prémios de Literatura. Mário Lúcio Sousa recebe em Portugal o Premio Literário de Carlos de Oliveira e João Lopes Filho o prémio Sonangol de Literatura.

 

Morreu o Padre Alfredo Elejalde “Tifefa”, vítima de doença. A notícia foi um choque para aqueles que conviveram com ele. Tifefa que viveu muitos anos em Cabo Verde, faleceu sua terra natal Espanha.

Akon em Cabo Verde. O cantor norte-americano actuou pela primeira vez em Solo cabo-verdiano, num espectáculo que aconteceu na ilha de S. Tiago.


O Complexo de Pesca de Cova de Inglesa em S. Vicente possui licença sanitária de funcionamento e o número sanitário que o permite exportar para a União Europeia.

 

Apresentação pública da Associação Cívica “Corda Monte Cara”. Uma associação que tem por objectivo o desenvolvimento da ilha de S. Vicente. A apresentação aconteceu durante uma marcha silenciosa a favor da ilha do Monte Cara.

 

Já no Final do ano, Cabo Verde perdeu mais dois filhos da música, Djóia, em S. Vicente, vítima de doença prolongada e Norberto Tavares cantor e Compositor. O Autor das Musicas “Nôs Cabo Verde di Sperança” e “Maria” faleceu em New Bedford nos EUA, vítima de doença prolongada. O funeral acontece na cidade de Assomada no dia 2 de Janeiro.

 

A Nível Internacional

No início de 2010, o Mundo presenciou através da televisão uma grande tragédia no Haiti. O País foi vítima de um violento sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter, provocando milhares de mortos, feridos e desalojados. Recentemente o país foi também vítima de um surto de colara que fez mais de mil mortos.

 

Madeira foi fustigada por uma tempestade que causou a morte de 43 pessoas, 8 desaparecidos e a destruição de várias moradias e zonas. Em cerca de 60 minutos muitos Madeirenses viram as suas casas destruídas.

 

O Vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia entra em erupção. Provocando o congelamento do tráfico aéreo da Europa, devido a nuvem de Fumo e cinzas.

 

Fuga de petróleo no Golfo do México provoca catástrofe ambiental. A explosão da plataforma petrolífera "Deep Water Horizon", operada pela BP, provocou a morte de 11 pessoas. O derrame, equivalente a mil barris de crude por dia, afectou gravemente o sector piscatório da região.

 

O Paquistão foi fustigado pelas cheias, várias localidades foram destruídas e Milhares de pessoas afectadas pelas inundações.

 

33 Mineiros chilenos ficaram presos numa mina, a mais de 600 metros de profundidade, após a explosão de uma mina de ouro e cobre. Foram 69 dias soterrados, os 33 Mineiros saíram salvos.

 

Costa do Marfim, com dois Presidentes. Alassane Ouattara eleito presidente da Costa de Marfim nas eleições de Novembro, até agora não tomou posse porque Laurent Gbagbo, teimosamente não quer sair do poder.

 

No Brasil, pela primeira vez uma mulher vença as eleições Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores. Brasil realiza operação para combater o narcotráfico e a violência. As autoridades expulsaram das favelas no Riu de Janeiro os homens da Droga e da violência. A operação custou a vida a 35 pessoas e uma centena de carros incendiado.

 

Dioceses de todo o Mundo unidas pela “Vida Nascente”.Bento 16 inicia o advento com a vigília pela “vida nascente” e convida os bispos de todas as dioceses dos cinco continentes a unirem-se com ele numa vigília de oração a favor da vida.

 

Wikileaks, lançou a polémica de momento. O site usa cinco jornais para divulgar os segredos diplomáticos da administração norte-americana. A

CIA acaba por criar uma task-force para avaliar o impacto da divulgação dos telegramas.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...