Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noviactual

MENU

 

Shakira pôs o mundo inteiro a entoar o refrão de «Waka Waka», hino do Campeonato do Mundo de 2010, que teve lugar na África do Sul. No entanto, esta letra já foi escrita há mais de 20 anos, em 1986, e pertence à música «Zamina Mina», do grupo Golden Sounds, que, entretanto, ganhou várias versões. A canção presta homenagem aos soldados africanos da Segunda Guerra Mundial e é ainda hoje cantada em toda a África e até ensinada nas escolas.

 

As oito covers deste clássico da música africana.

 

BB DJ - «Enfant Poli»

Até os mais pequenos não resistem a dar um passo de dança ao som de «Zamina Mina». BB DJ é o autor de uma versão deste tema, intitulada «Enfant Poli».

 

Didier Awardi - «Zamouna»

Didier Awardi também é autor de outra versão do tema. Pioneiro na introdução do movimento hip-hop no Senegal e na África Ocidental, Awardi já lançou vários cds quer no grupo Positive Black Soul, quer a solo. As suas composições têm um conteúdo social muito presente.

 

Zaman - «Zamina»

A banda de afro-reggae Zaman, proveniente do Senegal, também fez uma cover de «Zamani Mina». Festa, dança e alegria são as palavras de ordem dovideo clip da versão «Zamina».

 

Nakk - «Zamina» 

O género do hip-hop está mais uma vez presente na lista graças a esta versão de Nakk. Com o tema «Zamina», o rapper confere um tom urbano ao sucesso de 1986.

 

Trafassi - «Waka Waka»

Do Suriname chega outra versão de «Zamina Mina». Desta vez, é o grupo Trafassi que dá a cor e a alegria que o tema original exige. A banda também compôs outras faixas onde o espírito africano está presente, como «Pum Pum».

 

Beatmachine ft. Bugroe - «Samina Samina»

Vindos igualmente do Suriname, os Beatmachine, juntamente com os Bugroe, fornecem a este clássico da música africana um ritmo tropical e quente, ideal para dançar nas noites de maior calor.

 

Las Chicas Del Can - «El Negro no Puede»

girls band venezuelana Las Chicas Del Can emprestaram a sua voz e sensualidade a uma nova versão deste tema. Intitulada «El Negro no Puede», esta canção é apenas um dos êxitos que compõem a carreira deste grupo que se caracteriza por toda a sua salsa e merengue.

 

Shakira - «Waka Waka (This Time for Africa)»

Shakira celebrizou em todo o mundo o tema «Zamina Mina» quando entoou a letra desta canção no refrão da música «Waka Waka (This Time for Africa)». A faixa foi também o hino do Campeonato do Mundo de 2010, que teve lugar na África do Sul.

 

Fonte: TVI.

1 comentário

De João Sá a 08.07.2011 às 16:12

Boa tarde :)
Este post está em destaque "Na Rede" na homepage do SAPO Cabo Verde (http://sapo.cv).

Comentar post

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Anónimo

    Gostei muito!

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...