Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noviactual

MENU

A Santíssima Trindade

Carmo 19 Jun 11

A Igreja Católica celebra hoje a solenidade da Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo, são três pessoas distintas e um só Deus Verdadeiro. O mistério de Deus, o mistério do Amor que não pode ser compreendido.

 

 

O Pai - a primeira pessoa da santíssima trindade, não foi criado nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem fim” da vida e está em absoluta comunhão com o filho e com o espírito santo. Foi o pai que enviou o filho para nos salvar.

 

O Filho - a segunda pessoa da santíssima trindade, eterno como o pai consubstancial (pertencente a mesma natureza e substância) a ele. Não foi criado pelo pai, mas gerado na eternidade da substância do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo a natureza humana.

 

O Espírito santo - a terceira pessoa da santíssima trindade, não foi criado nem gerado. Personaliza o amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão se Santo Agostinho. Manifestou-se primeiramente no baptismo e na transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes. Habita no coração dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só corpo.

 

Fonte: Boletim Renascer da Paróquia de S. Pedro Claver nº 289 

1 comentário

De João Sá a 20.06.2011 às 04:25

Bom dia e votos de uma boa semana :)
O Noviactual está em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Cabo Verde (http://blogs.sapo.cv/).

Comentar post

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários