Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noviactual

MENU

joão PauloII

 

João Paulo II foi hoje proclamado beato minutos antes, debaixo de uma longa salva de palmas, depois de o actual Papa ter lido a fórmula de beatificação, em latim, permitindo que o seu antecessor “possa ser de ora em diante chamado beato”.

Durante a cerimonia, Bento XVI afirmou que o beato João Paulo II enfrentou “sistemas políticos e económicos”, incluindo o “marxismo e à ideologia do progresso” para cumprir o seu desafio de viver a fé sem “medo”.

 

BeatificacaoJPII

 

João Paulo II foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu longo pontificado de 26 anos e meio.

Karol Wajtyla foi um jovem como outro qualquer amante do teatro, foi operário, jogador de futebol e muito religioso.

Karol Józef Wojtyla nasceu no dia 18 de Maio de 1920 em Wadowice, Polónia e foi baptizado no dia 20 de Junho. Wojtyla era o segundo filho de Karol Wojtyla e Emília Kaczorowsky.

Foi ordenado sacerdote em 1946, Bispo Auxiliar de Cracóvia em 1958, arcebispo de Cracóvia em 1963, cardeal em 1967 ,  Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978.

 

João Paulo II faleceu a 2 de Abril de 2005 aos 84 anos, devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson.

Em 19 de Dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal e hoje 1º de Maio de 2011 foi proclamado Beato pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano.

 

Fontes: Ecclesia, Wikipédia

3 comentários

De João Sá a 02.05.2011 às 10:09

Bom dia! Este post está em destaque "Na Rede" na homepage do SAPO Cabo Verde (http://sapo.cv)

De Pedro Cruz a 25.05.2011 às 17:07

Já que se interessa por estes temas, informo que, entretanto, no Sábado passado (21/5), foi beatificada em Lisboa, madre Maria Clara (do Menino Jesus), n. 15 de Junho de 1843, considerada «um rosto da ternura e da misericórdia de Deus». Nascida na Amadora, Lisboa, de uma família nobre, ficou órfã e, num tempo de perseguição da Igreja e de expulsão das ordens religiosas sec . XIX), fundou uma congregação dedicada aos mais necessitados. A CONFHIC - Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição tem hoje 1358 membros, 27 noviças e 14 postulantes, em 14 países de quatro continentes, prestando assistência a quem dela precisa.

De Carmo a 25.05.2011 às 19:08

Olá Pedro, agradeço o seu contributo, pois será sempre bem-vindo.

Comentar post

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...