Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

Um sismo de magnitude 8.9 na escala de Richter abalou hoje o nordeste do Japão, provocando um tsunami que invadiu algumas áreas costeiras. O número de mortos e desaparecidos aumenta a cada minuto.

O tremor de terra e o tsunami destruíram pelo menos mil e oitocentas casas só na região de Fukushima, a mais afectada pela tragédia, várias pessoas ficaram desalojadas. A onda gigante do tsunami está a percorrer o oceano Pacífico e teme-se que atinja 50 outros países, cita a CNN.

O abalo, o mais forte a atingir o Japão nos últimos 140 anos, seguido de várias réplicas provocou uma série de incêndios e fez parar os transportes no país. Um dos fogos ocorreu numa refinaria da cidade de Ichihara, na prefeitura de Chiba, perto de Tóquio. 

O Governo japonês declarou estado de emergência

 

Imagens impressionantes !!!

 

 

Casas, carros, aviões destruídos pelo sismo que abalou o Japão

 

 

Perante estas imagens, ninguém fica indiferente. A ONU; o Presidente francês, Nicolas Sarkozy; o Presidente russo Dimitri Medvedev, prontificaram para ajudar o Japão neste momento difícil. O Comité Internacional da Cruz Vermelha lançou um "site" na Internet que permite aos habitantes das regiões afectadas pelo sismo encontrar os seus familiares.

O Papa Bento XVI afirmou estar "profundamente triste" pelo pior terremoto já registrado no Japão, ao qual se seguiu um tsunami devastador, deixando, provavelmente, mais de mil mortos, segundo a imprensa local.

Bento XVI afirmou ainda estar ao lado de todos os que sofrem com a catástrofe, nestes momentos difíceis", rezando pelos mortos e invocando "as bênçãos e a dádiva divina da força e da consolação" para suas famílias e amigos.

Expressou, também, "solidariedade" a todos os que levam "socorro, reconforto e apoio às vítimas da tragédia". Veja vídeo.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...