Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

O grande dia de Carnaval

Carmo 7 Mar 11

Antigamente, falar do carnaval era falar do entrudo, onde as pessoas jogavam umas nas outras farinha. Hoje em dia o entrudo caiu em desuso. 
A festa é comemorada em todo o país de S. Antão a Brava, com muita folia, animação, “glamour”, cada um a sua maneira. Em S. Vicente apesar de o feriado de carnaval ser oficialmente 8 de Março, os desfiles de carnaval começaram desde o passado dia 4 e terminam no dia 9, com entrega de prémios aos vencedores. 

 

 

A história do Carnaval 

Há várias versões sobre a história do carnaval. Alguns historiadores associam aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo, outros dizem que teria acontecido no Egipto, em homenagem à deusa Ísis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há quem atribua o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. E outros ainda falam da Roma Antiga em honra aos deuses. 


Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Com o advento da Era Cristã, a Igreja começou a tentar conter os excessos do povo nestas festas pagãs. Uma solução foi a inclusão do período no calendário religioso.

 

Antecedendo a Quaresma, o Carnaval ficou sendo uma festa que termina em penitência na quarta-feira de cinzas. Os cristãos costumavam iniciar as comemorações do Carnaval na época de Natal, Ano Novo e festa de Reis. Mas estas se acentuavam no período que antecedia a Terça-feira Gorda, chamada assim porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da quaresma, no qual também havia, tradicionalmente, a abstinência. 


De acordo com o calendário gregoriano, utilizado oficialmente na maior parte do mundo, o Carnaval é uma festa móvel porque é indicado pelo domingo de Páscoa, também uma data comemorativa móvel para que não coincida com a Páscoa dos judeus.

 

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...