Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

 

As emissões de rádio da BBC em português para África terminaram na passada sexta-feira 25.

 
O Serviço em Língua Portuguesa surgiu em 1939, quando a propaganda nazi se intensificava, pouco antes do início da guerra e com grande ressonância nos regimes ditatoriais na Península Ibérica, nomeadamente o de Salazar em Portugal e o de Franco na Espanha.  
As primeiras transmissões da BBC para Portugal (e suas colónias) coincidiram com um período de censura bastante apertada.  
A Inglaterra pretendia promover valores liberais e democráticos e servir de alternativa aos meios de comunicação social nacionais, sujeitos a censura.  


Foram criadas algumas parcerias com rádios africanos. Em Cabo Verde as emissões de Rádio da BBC em Português eram ouvidas através da Rádio Nova Emissora Cristã de Cabo Verde.  


As emissões para África terminam na sequência de um plano de austeridade para poupar 46 milhões de libras e que incluiu o encerramento de 12 serviços de rádios, como o serviço em português para África, em russo, mandarim chinês, espanhol para Cuba, vietnamita, azeri, inglês para as Caraíbas, entre outros.  


Na passada sexta-feira, a BBC despediu-se dos seus ouvintes com uma emissão especial, que reflecte os pontos mais marcantes dos 72 anos da história do serviço em português da BBC. Saiba mais em BBC para África.

 

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...