Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

O Dia do Amor...

Carmo 11 Fev 11

 

 

O Dia do Amor é comemorado a 14 de Fevereiro. As montras da cidade estão cheias de sugestões de prenda para oferecer à cara-metade. Miminhos, flores tudo para aquela pessoa.
Antigamente, como os mais velhos contam, escreviam cartas de amor para a pessoa amada, dizem que o amor era vivido de uma outra forma, era diferente …

Actualmente já não se escreve cartas mas sim email, SMS etc. Será que o amor de hoje é mesmo diferente do de antigamente? Será porque antigamente as pessoas eram mais reservadas? Não sei,... muitas vezes namoravam na presença de familiares, outras vezes escondidas.

 

Mas como surgiu o dia dos namorados? É o que vamos saber gora.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Diz-se que Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano, não Conseguindo, resolveu proibir o casamento dos jovens com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro. Ainda segundo a lenda enquanto estava na prisão Valentim recebia flores e mensagens de jovens dizendo que também acreditavam no poder do amor. Valentim era visitado também pela filha cega do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. Valentim descrevia-lhe o mundo e falava-lhe de Deus. Sensibilizado com o seu problema, todos os dias Valentim pedia a Deus que a fizesse recuperar a visão, e assim aconteceu. No dia da sua morte, ele escreve uma carta à sua amiga pedindo-lhe que não se afaste de Deus e assina "do seu Valentim".
O Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro é comemorado não só em Cabo Verde, como na Europa e na América do Note, no Brasil a data é comemorada no dia 12 de Junho

 

AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER…



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

 

É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade. 

 

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

 

 Luís de camões

 

Fonte: História de S.Valentim

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...