Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

Dia Mundial das Pescas

Carmo 21 Nov 13

 

Foto retirada de caboverdesite.com

 

Assinala-se hoje o dia mundial das pescas. A data foi instituída em Nova Deli, na Índia, em 1997, com a finalidade de reflectir sobre grandes temas ligados ao sector e às mudanças climáticas, bem como reflectir sobre a situação precária em que vivem muitos pescadores.

 

Em Cabo Verde, a efeméride foi celebrada com conferência sobre pescas e mudanças climáticas. A iniciativa da Rede das organizações Profissionais da Pesca Artesanal em Cabo Verde e da Confederação Africana dos profissionais da Pesca Artesanal teve como propósito mobilizar a sociedade civil para participar na luta contra as mudanças climáticas e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pescadores.

 

Mensagem da Igreja Católica para o Dia Mundial da Pesca

 

O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes preparou uma Mensagem, que recorda as palavras que Bento XVI dirigiu, em Novembro do ano passado, aos participantes no Congresso que teve lugar no Vaticano: “A vós, pescadores, que procurais condições de trabalho dignas e seguras, salvaguardando o valor da família, a tutela do ambiente e a defesa da dignidade de cada pessoa, quereria assegurar a proximidade da Igreja”.

 

“O Apostolado do Mar – afirma a Mensagem – quer mais uma vez ser voz dos que não têm voz e denunciar os problemas e as difíceis situações de trabalho e de vida dos pescadores e das suas famílias”. “Renovamos o nosso apelo a todos os governos interessados para que ratifiquem sem mais tardar a Convenção sobre o Trabalho na Pesca, de 2007, a fim de que se garanta aos trabalhadores no mundo das pescas segurança no trabalho, assistência médica contínua, suficientes horas de repouso, um contrato de trabalho e a mesma protecção social de que beneficiam os trabalhadores em terra”.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...