Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

O Festival Internacional de Música “Baía das Gatas”, marcado para os dias 16, 17 e 18 de Agosto, homenageia o maestro Jorge Monteiro (Jotamont).

 

 

Baía 2013: cartaz já foi divulgado

 

A Câmara Municipal, organizadora do evento, divulgou esta manhã o cartaz do Certame. A abertura está a cargo da Banda Municipal, dirigida por Tito Paris e vozes de São Vicente Titina Rodrigues, Constantino Cardoso, Jorge Sousa, Manecas Matos e Diva Barros que vão cantar temas do Jotamont.

 

Fazem ainda parte do cartaz grupos e artistas da lusofonia: de Moçambique - Stewart Sukuma, Mingas, Neyma, Sizaquiel e Dilon Djindji, de Portugal - Santos e Pecadores, da Guiné-Bissau - Super Mama Djombo e do Brasil a Banda Calypso.

 

No Palco da Baía vão subir ainda Face a Face, Jorge Neto, Batchard, Cordas do Sol, Alpha Blondy. Haverá ainda, espaço para actuação de grupos da ilha de São Vicente.

 

Jotamont é o homenageado desta edição

 

Nascido em Outubro de 1913, a bordo de um navio, Jorge Monteiro - Jotamont - viveu nos Estados Unidos até aos 12 anos, quando veio viver para São Vicente. Morreu em Novembro de 1998, aos 85 anos no Mindelo.

 

Jorge Monteiro foi professor de música, maestro e fundou as bandas municipais da Praia e do Mindelo. Autor de céleres composições como “Nha terra bô ca tá imagina”, “Fidjo Magoado”, “ São-cente”, “ Êsse ê quê Mindelo nôs querido cantim”, Dez grãozinho de terra”, “Lombinha”, “Nôs Mãe” entre outras.

 

Prestes a completar 100 anos do seu nascimento, a autarquia mindelense rende homenagem a Jotamont.

 

Fonte: Festivais.sapo

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...