Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU
   

O Papa confessa-se "sem forças" para continuar a frente do cargo mais alto da Igreja Católica. 

 

Bento XVI, de 85 anos, anunciou hoje a resignação a partir de 28 de Fevereiro: "depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino" (...) “Sinto o peso do cargo”. disse Bento XVI.

 

"No mundo actual, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevância para a vida da Fé, para governar a barca de S. Pedro e anunciar o Evangelho é necessário também vigor, tanto do corpo como do espírito. Vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de forma que tenho de reconhecer a minha incapacidade para exercer de boa forma o ministério que me foi encomendado", concluiu.


Joseph Ratzinger foi eleito Papa em 2005, tinha 78 anos e, hoje perto de completar 86 anos em Abril, renúncia ao cargo por motivos de saúde. O próximo Papa deverá ser eleito já em Março.


Para o Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, a resignação de Bento XVI constitui um gesto "surpreendente" que revela uma "grande liberdade de espírito". 


Apesar de reconhecer que a resignação é sempre um cenário possível, Dom Ildo Fortes admite que os católicos receberam a notícia com surpresa já que Bento XVI, "apesar da idade", tinha "muito ainda para dar à Igreja". 

 

De facto a notícia pegou-nos de surpresa.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...