Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

 

O Governo aprovou esta quinta-feira uma resolução que classifica a "morna" como Património Histórico e Cultural Nacional, primeiro passo para tornar o principal género musical cabo-verdiano como Património Imaterial da Humanidade.


A notícia foi avançada pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Jorge Tolentino, que salientou que o Ministério da Cultura está a ultimar uma Comissão Nacional para preparar o dossiê e actuar junto da UNESCO.


O diploma foi aprovado no Conselho de Ministros e atribui o estatuto ao género musical mais conhecido de Cabo Verde, tendo em conta o ponto de vista "histórico e cultural" na vida dos cabo-verdianos.


O objectivo é, após o reconhecimento da "morna" como património nacional, avançar para todo um trabalho para que a UNESCO a reconheça como património da humanidade", explicou Jorge Tolentino, atribuindo à cantora Celina Pereira a "maternidade" da ideia.


O Ministério da Cultura está a ponderar elevar outros géneros musicais como - tabanka, batuque e funaná - também a património nacional e apresentar a candidatura da Crioulização e do Espaço Virtual como patrimónios imateriais da humanidade.

 

Fonte: RTP

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários