Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

O Mártir Vicente

Carmo 22 Jan 11

 

Vicente foi um jovem que nasceu em Saragoza, Espanha no ano de 325. Muito jovem entrou para a vida religiosa e logo foi ordenado Diácono. 

O Bispo de Saragoza Valério lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético.
Na altura, os cristãos sofriam constantes perseguições. Vicente e o Bispo Valério foram perseguidos, presos e condenados à morte.

O Bispo por ser muito idoso foi exilado e Vicente torturado até a morte. O Jovem foi chicoteado, esfolado, tendo os nervos e músculos esmigalhados. Apesar de tanto sofrimento, Vicente não perdeu a sua fé e entoava o hino de louvor à Deus. Depois da morte, o seu corpo foi atirado num terreno pantanoso, para que os animais pudessem devorá-lo, mas foi protegido por um corvo enorme, que não permitiu que os seus restos fossem tocados.

 

Os homens decidiram então jogar o corpo no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. O corpo foi resgatado por cristãos, que o sepultaram numa capela perto de Valência. Neste lugar foi construída a Basílica dedicada ao Santo e que guarda suas relíquias até hoje.

 

O Jovem foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro da ilha de São Vicente. O Jovem morreu no dia 22 de Janeiro de 350, desde então, o dia 22 de Janeiro é dedicado a São Vicente.

 

A ilha de S. Vicente está em festa, mas o ponto mais alto é sem dúvida, a Eucaristia em honra ao Mártir São Vicente, e patrono desta ilha. A missa a ser celebrada pelo Bispo Emérito de S. Tiago, Dom Paulino Livramento Évora, acontece hoje pelas 16 horas no pátio de São Pedro Claver. Segue-se depois a solene procissão pelas ruas da cidade do Mindelo.

 

Fonte: Paulinas.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...