Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

As relíquias de Dom Bosco encontram-se em São Vicente desde o dia 24 de Agosto e hoje na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, na Escola Salesiana teve lugar uma missa festiva.


Os Salesianos encontram-se em Cabo Verde desde 1943. No ano passado a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora completou 50 anos de existência. A Escola Salesiana contribuiu para a formação de várias pessoas, hoje grandes homens.

 


Infância de Dom Bosco


João Bosco nasce em Becchi, Itália a 16 de Agosto de 1815 numa família de agricultores. João fica orfão de pai, Francisco Bosco, com apenas dois anitos. A Mãe Margarida Occhiena sozinha consegue com muitas dificuldades, mas com firmeza e fé educar os seus filhos: António, José e João.

 

O Sonho de Dom Bosco


Aos nove anos João Bosco teve um sonho que lhe revelou a sua missão: «Torna-te humilde, forte e robusto», disse-lhe uma senhora tão brilhante como o sol, «e aquilo que vês acontecer a estes lobos que se transformam em cordeiros, tu o farás aos meus filhos. Serei a tua mestra. A seu tempo tudo compreenderás». Os irmãos e a avó não deram importância à coisa, mas a sua mãe sentia misteriosamente a vontade do Senhor: «Quem sabe, talvez te tornes num padre».



A alegria do Jovem Bosco


Desde jovem que João começou a entreter os seus amigos com truques de magia, aprendidos por treino rígido, para além do trabalho e oração: «Eu era muito novo, mas tentava compreender as inclinações dos meus companheiros. Os meninos da minha idade gostavam muito de mim, e ao mesmo tempo respeitavam-me. O que os atraia especialmente a mim e os divertia eram as minhas histórias. Durante as férias, eu dava espectáculos fazendo alguns jogos que eu tinha aprendido. Excluía dos meus espectáculos aqueles que tinham blasfemado, que tiveram conversas maldosas, e aqueles que se recusavam a rezar connosco».


A vida religiosa de Dom Bosco


João Bosco entrou para o seminário em 1835. Em sete pontos escreve um pequeno projecto de vida que o acompanhará até à sua ordenação. Em Junho de 1841 foi ordenado sacerdote. Naquele dia, Margarida disse: «Agora que és um sacerdote, estás mais perto de Jesus. Recorda-te que começar a dizer a missa significa começar a sofrer». Nos anos seguintes, Dom Bosco, vai entender o significado dessas palavras. O seu director espiritual, Dom Cafasso, aconselhou-o a aperfeiçoar os seus estudos no colégio eclesiástico.


A Obra e os meninos de Dom Bosco


Preocupado com os Jovens, João Bosco decide fazer algo para evitar que os mesmos se tornem delinquentes. Um dia na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, Dom Bosco encontra Bartolomeu Garelli, um órfão de 16 anos. Tudo começa com uma Ave-Maria. Depois daquele encontro reúne em torno dele os primeiros rapazes e organiza o Oratório festivo. As centenas de jovens exaltados que reúne são muitas vezes expulsos e incompreendidos. Mas Dom Bosco não desanima.


Ao domingo ensina-se o catecismo, joga-se e celebra-se Missa, iniciando as primeiras classes nocturnas e Dom Bosco para os seus rapazes torna-se escritor e professor. Margarida, já idosa, deixa a sua casa e netos e aceita ir para Turim para ajudá-lo, e torna-se para os rapazes «mama Margarida». Começam a dar abrigo aos órfãos sem tecto. Dom Bosco ensina-lhes um trabalho e a amar o Senhor, canta, joga e reza com eles.

 


Dom Bosco - O Educador


João Bosco desenvolve o método educativo, o famoso «sistema preventivo»: «Estai com os jovens, evitai o pecado pela razão, religião e amabilidade. Tornai-vos santos, educadores de santos. Os nossos jovens sintam que são amados».
O jovem Domingos Sávio será o primeiro fruto do sistema preventivo. Dom Bosco foi muitas vezes incompreendido. Tentaram muitas vezes mata-lo. Mas Nossa Senhora protegia Dom Bosco e enviou um cão misterioso, que foi chamado de «o Cinzento», que mais de uma vez lhe salvou a sua vida. Para manter e expandir a sua obra em favor dos jovens, Dom Bosco, organiza quermesse e humilha-se constantemente ao pedir esmola a ricos e nobres.

 

Em 1859 nasce, com a ajuda do Papa Pio IX, uma Congregação que visa a salvação da juventude, combatendo toda a pobreza e actuando pelo lema: «Dai-me almas, e levai tudo o resto». Nascem as primeiras casas nos arredores de Turim e continuam a chegar novas vocações.

 

Um dos seus motes favoritos era: trabalho e temperança. Escreveu milhares de cartas e publicou vários trabalhos sobre diversos temas. De entre os principais recordamos «As Leituras Católicas», «A História Sagrada», «A História de Itália», «A História dos Papas». Gastas as forças, exausto pela fadiga, aproxima-se do último passo: «Digam aos meus jovens que espero por todos eles no Paraíso». Morreu a 31 de Janeiro de 1888 aos 72 anos. Hoje, a Família Salesiana está presente em todo o mundo.

 

O Papa João Paulo II por ocasião do centenário da morte declarou-o: "Pai e Mestre da Juventude".
São João Bosco foi Beatificado a 2 de Junho de 1929 por Pio XI e Canonizado a 1 de Abril de 1934 por Pio XI.

 

Fonte: Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...