Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

A chegada está prevista para às 16 horas de hoje, num avião privado ao Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Vicente. À sua espera vai estar a Família Salesiana, cooperadores, religiosos, leigos, antigos alunos, jovens, crianças, amigos e várias entidades e personalidades.


A peregrinação da relíquia de Dom Bosco começou em 2009 e já percorreu mais de 50 países de um total de 130. O evento é uma iniciativa da Família Salesiana para comemoração o bicentenário do nascimento de São João Bosco, que se celebra em 2015.

 

Numa conversa com o Padre Gonçalo Carlos, Director da Escola Salesiana de Artes e Ofícios ficamos por dentro das acções a serem realizadas por ocasião da visita das relíquias de São João Bosco, Pai e Mestre dos Jovens, a Cabo Verde.

 

 

- Padre Gonçalo Carlos (P.G. C.): “as relíquias são parte do corpo de São João Bosco. Um corpo venerável, santo e que está presente para nos dizer que vale a pena seguir as suas pegadas na educação da Juventude, no ardor Apostólico e no anúncio do Evangélio, portanto, estamos com muita alegria para receber essas relíquias”.


- A peregrinação das relíquias a Cabo Verde é importante para o país garante o Padre Gonçalo, para quem é um momento histórico a ser aproveitado: “ a passagem do corpo Santo de Dom Bosco contínua a fazer milagres. Se acompanharmos essas relíquias com fé teremos o grande milagre de Dom Bosco - uma juventude mais feliz”.

 

Momento de comunhão

 

P.G.C: Este acontecimento é um momento de comunhão entre Dom Bosco que acreditamos está vivo, ressuscitado e todos aqueles que partilham os seus sonhos, entrega à Deus e a juventude, portanto é um momento de comunhão entre o Ontem, o Hoje e o Amanhã. Esse Dom Bosco vivo, presente, nos dá força para prosseguirmos com a nossa missão de Educar, Evangelizar e Trabalhar para o Reino.

 

Programa da visita das relíquias


As relíquias chegam às 16 horas ao aeroporto internacional Cesária Évora, depois seguem em peregrinação até a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora na Escola Salesiana.


No sábado haverá uma peregrinação das relíquias de Dom Bosco pela ilha, passando pela Igreja Paroquial, Capela de Salamansa e Capela de São Domingos Sávio no Calhou. No Domingo Eucaristia festiva às 12 horas e na segunda-feira as relíquias vão estar na Igreja Paroquial.

 

Fazem parte ainda da programação uma palestra dedicada à São João Bosco, oração de Laudes, projecção do filme sobre a vida e obra de Dom Bosco, visitas por grupos e Eucaristia final no dia 28.


Na quarta-feira, 29, as relíquias vão partir para a ilha da Madeira. No dia 1 de Setembro devem chegar a Portugal onde vão permanecer até 18 de Setembro para o momento culminante da visita das relíquias à nossa província.


São João Bosco nasceu no dia 16 de Agosto de 1815 em Itália e morreu em 1888, a 31 de Janeiro. Presente em 130 países, a orden dos Salesianos conta com 15 700 membros. Em Cabo Verde a família Salesiana está presente desde 1943.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...