Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU
O Festival internacional de música da Baía das Gatas arranca hoje, 17 de Agosto. A 28ª edição do evento musical homenageia a Diva dos pés descalços, Cesária Évora e dá destaque aos grupos locais. 

 

Palco do primeiro Festival - Baía 84 (Foto retirada do facebook de Mindelo Cabo Verde)

 

Tudo começou em 1984, há 28 anos, quando um grupo de amigos reunia todos os anos no primeiro fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto, para compor e tocar música.


Entre os jovens músicos mentores deste grande evento musical estão: Dany Mariano, Voginha, Vlú, Vasco Martins, Lúcio, Blimundo, Tony Miranda, Tchogass Barbosa, Tuguey e Mick Lima, numa comissão presidida por Daniel Medina.

 

O Festival de música da Baía das Gatas é o mais famoso do país e serviu de inspiração para os outros festivais de música em Cabo Verde como: Praia de Cruz na Boavista, Escurralete em Santo Antão, Santa Maria no sal ou Gamboa em Santiago.

 

   
Foto: Festivais sapo

Com 29 anos de existência, o festival da Baía já vai na sua 28ª edição (Em 1995, devido a um surto de colara que assolava o país, o então autarca local Onésimo Silveira decidiu não realizar o Festival).

 

O evento cultural atrai milhares de espectadores de todas as ilhas do país e do mundo.


A 28ª edição arranca esta noite 17 e prolonga-se até Domingo, 19 de Agosto. Actualmente o festival é organizado pela Câmara Municipal de São Vicente e de acordo com o programa o ponto mais alto do festival acontece amanhã sábado com a actuação de Tito Paris, Sara Tavares, Nancy Vieira, Albertino Évora e o angolano Bonga para a homenagem à Diva dos pés descalços. O Grupo Novos Talentos de São Vicente abre o festival e Vlú & Banda encerra a 28ª edição do Festival Baía 2012.


A edição deste ano, não será transmitida em directo pela TCV mas terá transmissão na internet através dos sites oficiais do Festival, segundo informações da organização.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...