Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noviactual

MENU

Chegou o verão e os cuidados com a saúde redobram. A Delegacia de Saúde de São Vicente preocupada com os problemas de saúde típicos da época traça plano de acção com a Cruz Vermelha de Cabo Verde, o Centro de Juventude, a Câmara Municipal e o Comando Militar. A finalidade é sensibilizar as pessoas a serem mais responsáveis.


Numa conversa com a Delegada de Saúde de São Vicente, Ariana Mota Monteiro, o Noviactual ficou a par das acções para este verão.

 

 
- Ariana Monteiro (A M) fala dos cuidados a terem com a saúde nesta época: “beber bastante líquido para manter a hidratação, desinfectar a água e os alimentos, aplicar o protector solar e não ficar muito tempo exposto ao sol”. 

 

Relactivamente as doenças típicas do verão eis algumas recomendações “ter sempre em atenção medidas de reidratação. No caso do aparecimento de doenças diarreicas e gastroenterites, o uso do oralite é imprescindível bem como a desinfecção da água e dos alimentos. Na presença de diarreia ou vómito, crianças ou adultos devem ser levadas imediatamente ao centro de saúde mais próximo". 


Amamentação é fundamental para os lactentes


A M: - “a mãe deve manter amamentação das crianças lactentes mesmo no caso de doenças como a diarreia. O leite materno é o melhor alimento para os lactentes, contém todos os nutrientes necessários para a nutrição do bebé: água, vitaminas, gordura etc ”.

 

O álcool e outras drogas, situações que favorecem as DST´s, vigilância nas praias, vistoria aos estabelecimentos comerciais são outras preocupações da Delegacia de Saúde de S. Vicente:

 

- Vistoria nos estabelecimentos comerciais “vamos intensificar a vistoria nos restaurantes, bares, lanchonetes etc. onde consomem alimentos. Informar e sensibilizar todos os manipuladores de alimentos para os cuidados a terem com a higiene do local, dos utensílios e principalmente a desinfecção da água, dos alimentos e a conservação dos mesmos”.


- O uso abusivo do álcool é uma das maiores preocupações “apelamos as pessoas que consomem álcool que o façam de forma mais responsável, ou seja, não consumir bebidas alcoólicas em jejum, alternar uma dose de bebida alcoólica com água para se hidratar evitando complicações nomeadamente coma, coma etílico e crises convulsivas que podem levar a morte”.


O uso do álcool aumenta a sinistralidade nas estradas, por isso, é preciso ter muito cuidado na condução.

 

Campanha de limpeza Geral 

 

A Delegacia de saúde de São Vicente promove ainda uma campanha de limpeza com a finalidade de erradicar todos os focos de mosquitos “cada munícipe é responsável pela limpeza da sua residência e arredores. Vamos distribuir tarefas aos parceiros. Os militares ocupam dos locais mais afastados”.


A participação de todos é fundamental, garante a Responsável de saúde do Mindelo, Ariana Monteiro, para quem é importante “colocar o lixo no local próprio para que o período das chuvas não nos traga problemas”.


A campanha de limpeza geral acontece este sábado, 21, na ilha de São Vicente.

English French German Italian Dutch

Sobre o autor

foto do autor

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Eliana de Oliveira

    Estou lendo o livro AFRICA. VIDA SELVAGEM e este l...

  • numadeletra

    Foi a minha estreia na leitura de Lídia Jorge e go...

  • Carmo

    Olá Maria, o disco pode ser encontrado nas livrari...

  • Maria Fraga

    Gostaria de saber como e onde posso comprar este ó...

  • Carmo

    Grande Morgadinho! Grande músico cabo-verdiano. A ...